O objetivo deste trabalho foi identificar e descrever os elementos que compõem o Composto de Marketing dos Escritórios de Contabilidade, assim como, identificar a influência do porte das empresas clientes na definição desse Composto. O estudo é de natureza exploratória, no qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas para a coleta de dados. A amostra foi composta por gestores e proprietários dos escritórios de contabilidade. Para análise e interpretação dos dados adotou-se o procedimento de adequação dos dados coletados à teoria relativa ao Composto de Marketing de Serviços, no qual são consideradas características como intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. Assim, conclui-se que não há a adoção da filosofia de gestão voltada para Marketing, porém, a prática de algumas técnicas de Marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos serviços de contabilidade é influenciada pelo porte das empresas clientes desses escritórios. Notou-se que os escritórios, especialmente aqueles que atuam com foco nas micro e pequenas empresas encontram-se em fase embrionária em relação à adoção de práticas de marketing. |