RESUMO
Código: 53
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Análise Comportamental dos Estudantes de Administração da Ufrrj Nas Redes Sociais Virtuais: Uma Abordagem Netnográfica Aplicada Aos Cursos Presencial e Ead.
 
O presente artigo é o resultado de uma pesquisa conduzida junto aos graduandos de Administração dos cursos presencial e a distância (EAD) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ - para identificar suas percepções, atitudes e preferências mais comuns como usuários de redes sociais virtuais. Trata-se de uma pesquisa empírica exploratória, de caráter qualitativo e quantitativo, no que se refere aos procedimentos utilizados, além da utilização da etnografia digital, mais conhecida atualmente como “Netnografia”. A metodologia utilizada é inovadora na medida em que se fundamenta no recurso de contatar os indivíduos pesquisados por meio dessas redes buscando compreender seus comportamentos nesse âmbito digital. Chegou-se a um total de 859 respondentes, sendo 604 discentes na modalidade presencial e 255 de EAD, em um curto espaço de tempo, aproximadamente três meses. A quantidade de respostas aos questionários aplicados atingindo 10% dos graduandos da UFRRJ foi permitido traçar um perfil confiável de suas principais características nas plataformas digitais, demonstrando que as redes sociais, atreladas a sua capacidade viral, podem funcionar como uma importante ferramenta de coleta de dados para pesquisadores científicos que almejam explorar esse universo digital e multicultural.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: