RESUMO
Código: 541
Tema: Comportamento Organizacional

 

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Papéis, Responsabilidades e Desafios Na Implantação e Na Manutenção de Centros de Serviços Compartilhados
 
A prática de implantações de estruturas de serviços compartilhados em entidades é um fenômeno recente e em expansão, por ser capaz de obter resultados positivos em termos de custo, agilidade e qualidade, em consequência proporcionando às empresas maior flexibilidade diante dos desafios impostos por um mercado cada vez mais competitivo e desafiador. Nesta perspectiva, o objetivo da pesquisa é identificar os desafios enfrentados na implantação de um Centro de Serviços Compartilhados - CSC, verificando seus papéis, responsabilidades e vantagens apresentadas na implantação e manutenção desta área para toda a estrutura organizacional. O tema é abordado de forma qualitativa e descritiva, realizou-se um estudo de caso num CSC localizado no Paraná, cuja empresa é multinacional de grande porte, a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários a seus gestores. Os resultados destacaram a importância do Acordo de Níveis de Atividade para a delimitação de escopo de atividades do CSC, os fatores que influenciaram a empresa a decidir sua localização e os aspectos que trouxeram dificuldades em sua implantação e manutenção. Adicionalmente, constataram-se ganhos obtidos ao permitir às Unidades de Negócio focar apenas em atividades-chave da entidade, fazendo com que a organização evidencie maior competitividade no ambiente empresarial.

 

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