RESUMO
Código: 547
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

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A Construção Discursiva do Conceito de Empregabilidade: Um Estudo em Recife e Belo Horizonte, Brasil
 
O presente estudo foi concebido com o objetivo de investigar a construção discursiva do conceito de empregabilidade, fortemente difundido no mundo do trabalho e utilizado nas políticas públicas, na esfera privada e no ambiente acadêmico. O artigo analisa, em particular, como tem emergido o termo, entre estudantes e professores de jornalismo em Recife e Belo Horizonte. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de entrevistas semi-estruturadas com professores e alunos do curso de jornalismo nas duas capitais e de publicações acadêmicas, jornais e revistas. O resultado indicou que o conceito de empregabilidade está em construção, já que se encontra pressionado pelas visões empresarial e crítica. Na questão da empregabilidade, o poder da mídia perante o indivíduo cresce progressivamente, uma vez que ela acumula as funções de interpretar a realidade e de “regular” as relações dos indivíduos. É nesse ponto que os meios de comunicação se tornam importantes instrumentos para a incrustação de ideais sociais representantes do nas populações. O discurso midiático difunde que o trabalhador é culpado pela sua falta de empregabilidade e o governo e o mercado como isentos da responsabilidade de contribuir com a formação dos trabalhadores e com as relações de emprego. Os discursos acerca da empregabilidade aqui estudados indicam que o conceito é dinâmico e representa posições, regras de comportamento, de condutas e de diálogos comuns aceitos e legitimados como padrão de conduta a ser adotado pela maioria, qual sejam, os que se referem e elegem o indivíduo como ponto central (e único responsável) no processo de busca pelo emprego e renda nos dias atuais.

 

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