RESUMO
Código: 551
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

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Implicações Estratégicas da Responsabilidade Social Corporativa
 
Apesar da crescente evidência do tema da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), não é possível encontrar uma definição comum ou um conjunto de princípios centrais da RSC. Pesquisadores ainda discutem o que significa ser socialmente responsável ou mesmo se as empresas devem ter responsabilidades sociais. Diversos autores têm defendido que a RSC somente será boa para os negócios se for usada de forma estratégica. Diante dessa discussão, o presente estudo tem por objetivo fazer uma análise crítica das principais teorias de RSC e evidenciar a discussão acerca das implicações estratégicas da RSC, à luz da RBV e da Teoria da Firma. Alguns obstáculos foram mostrados para evidenciar que utilizar a RSC para gerar vantagem competitiva exige considerações a respeito da natureza dos recursos que a empresa possui, da relação das atividades de RSC com a atividade principal da empresa, da disposição dos consumidores em pagar um preço prêmio por características e atributos de RSC e da capacidade da empresa em gerar valor reputacional e inovativo através da RSC. A partir da análise foram levantadas hipóteses que podem ser testadas em futuros estudos por pesquisadores interessados no tema.

 

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