RESUMO
Código: 575
Tema: Cultura para Inovação

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
O Papel da Universidade Corporativa Como Incentivo à Inovação: Um Estudo de Caso da Universidade do Hambúrguer
 
O ambiente dinâmico no qual as organizações estão inseridas impõe um grande desafio a sua sobrevivência: a necessidade de inovar. Diante da importância do conhecimento como um componente crítico do sucesso competitivo da empresa, a instituição de Universidades Corporativas tem se mostrado relevante, por permitir a aprendizagem e o compartilhamento de novas ideias. Frente a este contexto, o presente estudo buscou elencar os principais fatores que podem corroborar para o incentivo da inovação no McDonald’s por meio de sua universidade corporativa, a Universidade do Hambúrguer. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, de caráter qualitativo, por meio de uma revisão da bibliografia e de um estudo de caso. Como resultado da pesquisa, foram apontados alguns fatores, relacionados à Universidade do Hambúrguer, capazes de estimular a inovação, dentre eles a sua própria estrutura, o apoio por parte da alta direção, a formação de equipes heterogêneas, a utilização de diversas formas de aprendizagem, o investimento em educação continuada, a autonomia da universidade e o alinhamento dos objetivos de aprendizagem aos objetivos organizacionais.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: