RESUMO
Código: 592
Tema: Cultura para Inovação

 

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A Gestão do Conhecimento e Os Principais Temas em Debate Nos Artigos Eletrônicos de Uma Revista de Negócios
 
Esse estudo busca identificar as principais categorias associadas ao tema gestão do conhecimento em publicações eletrônicas e textuais da revista de negócios HSM entre 1º/01/2006 e 31/12/2010 e compará-las com as publicações acadêmicas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa longitudinal cujos dados foram obtidos por meio de coleta de documentos pela internet publicados entre os anos de 2006 e 2010. Os dados foram trabalhados por meio da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2002), com base em categorização temática a priori, utilizando-se de um modelo teórico de práticas gerenciais que buscam favorecer a gestão do conhecimento e o desenvolvimento do processo de inovação (QUANDT, 2009). Os resultados indicaram que as dimensões do modelo podem ser usadas como representação de práticas que auxiliam organizações no processo de gestão do conhecimento, colaboração e aprendizagem que suportam os processos de inovação. Discute-se também que a evolução do tema gestão do conhecimento parece estar em dois momentos distintos para a academia e para os praticantes. Considerando como premissa que o acesso à informação se dá de uma forma mais direta entre membros das organizações e revistas especializadas em práticas gerenciais e de negócios, o papel das publicações em revista de negócios passa a ter uma relevância significativa para o compartilhamento do conhecimento e a influência na formação da opinião dos leitores, sejam eles, executivos, gerentes, membros administrativos, técnicos ou operacionais. Porém, o papel da produção acadêmica de maneira nenhuma é relegado a um segundo plano, pois influencia diretamente a comunidade de autores e os membros organizacionais mesmo que de uma forma indireta e com certo descompasso temporal.

 

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