RESUMO
Código: 606
Tema: Comportamento Organizacional

 

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Comprometimento Organizacional e Endomarketing: Um Estudo em Uma Empresa do Setor de Transporte
 
O objetivo desse estudo foi analisar a relação existente entre o endomarketing e o comprometimento organizacional segundo a percepção dos colaboradores de uma empresa do setor de transporte. O estudo se caracteriza por ser de natureza descritiva e abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 97 colaboradores pertencentes à matriz e à filial da empresa. O instrumento para coleta de dados foi elaborado com base em Medeiros (2003) sobre comprometimento organizacional e por Zamberlan et al. (2007) a cerca do endomarketing. Dentre os principais resultados pode-se destacar a correlação positiva e moderada entre os fatores de comprometimento organizacional e os de endomarketing. Em relação às ações de endomarketing existentes na empresa, os colaboradores mostraram-se satisfeitos, apresentando apenas insatisfação quanto a algumas variáveis no que se refere ao reconhecimento, à aceitação de suas sugestões. Além disso, de acordo com a percepção dos colaboradores, estes se sentem inseguros no emprego. Os colaboradores apresentaram médias maiores para a base instrumental do comprometimento; o que pode indicar baixa motivação, baixo desempenho e moderada satisfação no trabalho. As menores médias foram atribuídas para a base normativa do comprometimento organizacional, podendo representar que os colaboradores possuem baixo sentimento de lealdade e obrigação moral com a organização.

 

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