RESUMO
Código: 619
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Aprendizagem Organizacional em Uma Pequena Empresa de Serviços Automotivos
 
A crescente literatura acadêmica sobre aprendizagem organizacional demonstra o interesse de pesquisadores e profissionais pelo tema, o que reflete a importância de se compreender como as organizações aprendem. Nesse âmbito, pesquisadores têm chamado atenção para o fato de que os estudos empíricos desenvolvidos neste campo de pesquisa geralmente são realizados em médias ou grandes empresas, e poucos têm dado atenção à especificidade dos processos de aprendizagem no contexto das pequenas empresas. O objetivo deste trabalho é identificar e descrever como ocorre a aprendizagem organizacional em uma pequena empresa de serviços. Para isso, foi realizado um estudo de caso, com delineamento qualitativo, em uma pequena empresa de serviços automotivos localizada no sul do Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de documentos e de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi guiada pelo framework dos 4I – Intuição, Interpretação, Integração e Institucionalização (CROSSAN; LANE; WHITE, 1999), por meio do qual foi identificada na empresa estudada a existência de processos de aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional. Os resultados obtidos neste estudo apontam que esse framework contribui para a identificação e a compreensão dos processos e fluxos dinâmicos da aprendizagem de pequenas empresas.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: