RESUMO
Código: 626
Tema: Aprendizagem Organizacional

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
A Gestão do Conhecimento Organizacional Nas Franquias de Alimentos Cearenses
 
Esta pesquisa propôs-se analisar como o conhecimento organizacional é disseminado e absorvido pelos franqueados de alimentos cearenses. Pesquisa descritiva quanto aos fins e de campo quanto aos meios. A população escolhida foi composta pelas 14 empresas que compõem a lista de franquias de alimentação 2011 da Associação Brasileira de Franquias – ABF com representação no estado do Ceará. A amostra foi composta por 8 empresas instaladas na cidade de Fortaleza. Na condução do estudo foi utilizado o modelo intitulado “Transferência e absorção de conhecimentos em franquias” de Feitosa (2010). Os resultados apontam que: os franqueados cearenses se preocupam em obter informações sobre o processo de aquisição de franquias; a utilização de informações das franqueadas por parte das franqueadoras se dá pelos funcionários, clientes e fornecedores; há um fluxo dinâmico de comunicação entre franqueadas e franqueadores; as franqueadoras na maioria das vezes implantam as melhorias sugeridas pelas franqueadas; as mudanças realizadas pelas franqueadoras evidenciam o esforço em manter a competitividade e a gestão estratégica do seu composto de marketing; a avaliação de desempenho dos franqueados ocorre periodicamente; e a gestão de pessoas nas franquias é vista como aporte estratégico.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: