RESUMO
Código: 639
Tema: Marketing de serviços e varejo

 

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Serviços Complementares Como Fator de Contribuição Na Construção da Satisfação do Cliente de Varejo Supermercadista
 
Este estudo pretendeu verificar a existência de relação entre a satisfação do cliente do varejo supermercadista e a disponibilidade de serviços complementares, especialmente as lojas de apoio. A pesquisa realizada foi de natureza quantitativa, do tipo descritiva, com amostragem não probabilística por conveniência, ainda que com alguma tentativa de diminuição do possível viés causado por esse tipo de amostra (seleção sistemática dos entrevistados, em horários e dias diferenciados).Foram entrevistados 1600 clientes da uma rede de supermercados instalada no Estado de São Paulo, em 16 lojas diferentes. Os resultados sugerem que de forma geral parece haver relação estatisticamente significante entre a satisfação do cliente e o número de lojas de apoio oferecidas a esses clientes no espaço do supermercadista. Não obstante, essa relação não se confirmou nos estratos masculino, ensino fundamental e superior, idades até 39 anos e acima de 55 anos. Dado o caráter não aleatório do estudo, esses resultados apenas apontam para a hipótese de relação entre as variáveis. Nesse sentido, registrem-se sugestões para estudos futuros que possam estudar tal relação por meio de controle de variáveis intervenientes desse processo.

 

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