| Esse artigo coloca para validação estatística, modelo teórico relacionando cinco dimensões que ilustram o construto do comportamento de consumo ambientalmente favorável e, de outro, quatro dimensões influenciadoras nesse comportamento, sendo três de natureza atitudinal. e uma de natureza cognitiva. A validade estatística do modelo estrutural foi verificada no âmbito do mercado brasileiro a partir do uso da técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados da aplicação da técnica apontam para a confirmação do modelo de mensuração e do modelo estrutural proposto, embora com alguns ajustes no número de indicadores considerados em cada variável latente. No modelo estrutural, registre-se que o construto conhecimento, ainda que estatisticamente significante, apresenta pouca influência no Grau de Comprometimento Ambiental, sugerindo que alavancar o comportamento pressupõe mais do que atuar sobre informação, ou seja, pressupõe uma atuação na formação de atitudes mais relacionadas a objetos do cotidiano próximo dos consumidores. Esses objetos são representados no modelo pelas dimensões Interesse Ambiental, representada pela temática do lixo domiciliar, Inconveniência de Ser Ambientalmente Amigável, representadas por esforços pessoais no processo de separação e descarte seletiva do lixo domiciliar (reciclagem). Apesar das limitações, os resultados deste estudo contribuem para a identificação de aspectos específicos do modelo de comportamento de consumidor ambientalmente favorável, no contexto brasileiro urbano. |