RESUMO
Código: 654
Tema: Gestão de Pessoas, Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Programas de Estágio Como Estratégia de Criação de Conhecimento Às Mpe’s: Uma Realidade Ou Um Desafio?
 
Este estudo tem como objetivo analisar a possibilidade de criação de conhecimento nas Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) através de programas de estágio, identificando se, na prática, estes programas têm sido desenvolvidos para fins de aprendizado organizacional ou apenas como um tipo de redução de custos. Para o delineamento deste estudo, foi realizada uma pesquisa qualitativa semiestruturada, aplicada a empresários e estagiários de MPE’s no município de Pouso Alegre-MG no ano de 2011, tendo como ponto central a gerência de programas de estágio através de uma perspectiva de criação de conhecimento. Apesar da possibilidade de construção de conhecimentos por intermédio de programas de estágio, foi evidenciado como grande dificultador o desconhecimento de empresários sobre benefícios que transcendem o paradigma de que estágios se tornam atrativos, apenas por representar uma forma de “mão de obra barata”, o que contribui para a fragilidade de muitos destes programas. Ademais, espera-se com este estudo, contribuir para uma discussão prática sobre como os programas de estágio podem se tornar canais estratégicos às MPE’s, quando bem geridos, em conjunto com estudantes e instituições de ensino, através do aprendizado e práticas de competências específicas de cada organização em particular.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: