Vivemos hoje uma era de mobilidade da comunicação e da computação sem precedentes. Isso se deve à difusão das Tecnologias da Informação Móveis e Sem Fio (TIMS), como laptops, smartphones e tablets. Este artigo enfoca a indústria farmacêutica Goiana, mais especificamente, as organizações do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e procurou explorar a seguinte questão: Quais são as decorrências da adoção de TIMS para as competências dos profissionais da área comercial na indústria farmacêutica? Foram pesquisadas duas empresas farmacêuticas localizadas no DAIA. Como principais resultados, verificou-se que a adoção das TIMS afetou o perfil, conhecimentos e habilidades dos profissionais de vendas em ambas as empresas pesquisadas, especialmente as habilidades de saber ouvir o cliente e a transmissão das informações, a especialização, ser adaptável e receptivo à negociação. Também houve aumento da realização de atividades de BackOffice pelos profissionais, bem como, da autonomia em gerenciar as informações sobre clientes e produtos. Com isso, lhes são demandadas competências de gestão sobre os diversos processos que realizam no dia a dia. Ampliou-se o nível de complexidade das responsabilidades dos representantes comerciais sem alteração do cargo. Há exigência de maior agilidade e menor tempo de resposta às demandas e maior cobrança por resultados. |