RESUMO
Código: 66
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

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O Papel da Subsidiária Brasileira Na Internacionalização: Um Estudo de Caso Na Indústria Automotiva
 
O estudo da internacionalização de multinacionais de países emergentes (MPEs) tem mostrado importância crescente. Subsidiárias de empresas multinacionais (EMNs) de países desenvolvidos, como Embraco, Cofap, Metal Leve, Fiat, AmBev e Wahler, entre outras, estão liderando o processo de expansão internacional de suas corporações. Estes exemplos sugerem a existência de vantagens específicas, que são alavancadas pelas empresas ao conduzirem sua expansão internacional a partir de suas subsidiárias brasileiras. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar o papel de subsidiárias brasileiras de EMNs originárias de países desenvolvidos, em seu processo de expansão internacional. Para realizar esta investigação é desenvolvido um estudo de caso da divisão de amortecedores da Magneti Marelli, uma empresa multinacional italiana de autopeças que expandiu suas operações para os Estados Unidos, Polônia e Índia, com participação ativa de sua subsidiária brasileira. O artigo procura responder as seguintes questões: (i) Quais competências e vantagens específicas a subsidiária brasileira possui para liderar estes processos de internacionalização?; (ii) Quais foram os motivadores e facilitadores da subsidiaria brasileira em seu processo de formação de uma joint-venture na Índia?; e (iii) Quais tem sido os principais desafios, dificuldades e fatores de sucesso?.

 

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