RESUMO
Código: 668
Tema: Marketing de serviços e varejo

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Marketing de Relacionamento no Setor de Software: Um Estudo Exploratório
 
O objetivo do estudo é identificar as principais características do marketing de relacionamento e, mediante uma pesquisa de campo, analisar como essas características são desenvolvidas por empresas do segmento de software pertencentes ao Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Londrina-PR. O método adotado foi a pesquisa descritiva exploratória. Os dados primários foram coletados por meio de questionário, o qual foi elaborado a partir das características do marketing de relacionamento abordadas no referencial teórico. Os resultados sugerem que os esforços das empresas na manutenção dos clientes não estão sendo colocados em prática, embora a amostra pesquisada seja ciente dessa importância. Embora as empresas afirmem que são capazes de identificar os clientes mais lucrativos, a estes possivelmente não seja fornecido tratamento diferenciado Sobre o uso sistemático do banco de dados de informações de clientes, o estudo apontou que as empresas pesquisadas parecem não devotar grandes esforços nesse sentido. Resultados semelhantes foram encontrados na característica que envolve a compreensão das necessidades e satisfação dos clientes.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: