Este estudo teve como objetivo verificar a influência do reposicionamento da marca Havaianas no processo de internacionalização da Alpargatas, além de avaliar se este último pode ser construído sob a ótica do modelo de Uppsala. O trabalho foi desenvolvido com uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se levantamento de dados secundários e pesquisa documental, com análise de conteúdo dos relatórios anuais de 2004 a 2011 da Alpargatas. A análise foi embasada no referencial teórico do modelo de Uppsala e reposicionamento de marca, o que permitiu fazer os paralelos para identificação do problema de pesquisa. O estudo sugere três etapas para a internacionalização das marcas que constituem o escopo da Alpargatas: fortalecimento da marca, consolidação no mercado interno e internacionalização. Os objetivos do trabalho foram alcançados, tendo evidências de que o reposicionamento de Havaianas influenciou a internacionalização das marcas da Alpargatas e que a empresa segue um modelo gradual de internacionalização. Espera-se que sirva de referência para demais estudos sobre o tema. |