RESUMO
Código: 706
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Agências de Promoção à Exportação e Ao Investimento Como Redutoras de Custos de Transação: Os Casos da Jetro, Kotra e Apex-brasil
 
O papel das agências de promoção de exportação e investimento (APEIs) tem gradualmente influenciado os fluxos de mercadorias e capitais entre empresas e países em um contexto cada vez mais dinâmico e competitivo. Curiosamente suas atividades não receberam de parte da academia brasileira a mesma atenção dispensada aos fluxos propriamente ditos. Buscando suprir esta lacuna o presente artigo busca identificar o papel das APEIs no processo de internacionalização das empresas. A investigação foi realizada por meio do desenvolvimento de três estudos de casos elaborados a partir de revisão de literatura, consulta a dados e informações secundários e via entrevistas realizadas com gestores das agências de promoção do Japão, da Coréia do Sul e do Brasil, respectivamente, JETRO, KOTRA e APEX-Brasil. O resultado empírico evidencia a importância de APEIs bem estruturadas para que se obtenham maiores níveis de Investimento Externo Direto (IED), bem como uma maior competitividade do país. Este estudo mostra-se relevante uma vez que auxilia na identificação de fatores que influenciam na internacionalização das empresas, o que é fundamental para que um país seja competitivo no mundo globalizado.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: