RESUMO
Código: 707
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
O Modelo de Negócios de Uma Empresa do Setor Automotivo
 
Este estudo de caso tem por objetivo discutir o modelo de negócios de uma empresa líder no segmento automotivo. O objetivo é entender como a empresa faz negócios, com que elementos e como gera criação de valor. A literatura ainda apresenta uma falta de consenso quanto à definição conceitual de modelo de negócios. Neste artigo modelo de negócio é analisado a partir do tripé: criação de valor, configuração do sistema de valor e apropriação do valor. A metodologia adotada é baseada em pesquisa qualitativa básica. Foram realizadas entrevistas com colaboradores da empresa, por meio de roteiro semi-estruturado. Como conclusão identifica-se que a criação de valor da empresa está baseada na busca contínua de diferenciação e inovação de seus produtos e serviços. Através de duas variáveis, tecnologia e recursos humanos, é que a empresa apresenta configuração do sistema de valor. Suas parcerias estratégicas com fornecedores trazem verdadeira vantagem competitiva. A assistência técnica prestada é um diferencial na indústria que atua. E a procura de adequar os produtos às necessidades específicas de cada mercado consumidor traz uma fonte de contribuição de receita e apropriação de valor.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: