RESUMO
Código: 733
Tema: Marketing global e outros temas

 

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A Aplicabilidade da Escala Markor e do Modelo de Orientação Para O Mercado de Kohli e Jaworski Como Instrumento de Gestão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
 
Estudos e pesquisas científicas de marketing normalmente geram modelos aplicados a organizações privadas, deixando lacunas relativamente a organizações sem fins lucrativos, como as governamentais. Além disso, analistas e pesquisadores têm procurado adaptar para o setor público modelos inicialmente desenvolvidos para a área privada, pressupondo que o processo de gestão e tomada de decisões para viabilizar o alcance de objetivos e metas são executados de forma semelhante. Assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar a aplicabilidade da escala MARKOR (Market Orientation), definida por Kholi, Jaworski e Kumar, em 1993, com adaptações, para o caso brasileiro, e o modelo de orientação para o mercado de Kholi, Jaworski (1993) como instrumento de gestão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Partindo da perspectiva do Modelo de Orientação ao Mercado, utilizam-se técnicas quantitativas de análise multivariada de dados: análise fatorial exploratória, modelagem de equações estruturais e análise de conglomerados. Os resultados indicaram que esse modelo é apropriado para uso em organizações sem fins lucrativos, de natureza governamental, e que, em certos aspectos, se ajustou melhor ao tipo de organização avaliada do que nas que originaram o seu desenvolvimento.

 

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