RESUMO
Código: 736
Tema: Marketing de responsabilidade social e sustentabilidade

 

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Impactos de Iniciativas de Corporate Social Responsibility Sobre A Percepção da Imagem Corporativa
 
Apesar da emergência de estudos sobre Corporate Social Responsibility – CSR, os efeitos de iniciativas das empresas com foco nesta lógica sobre seu público externo, ainda não são suficientemente claros. A partir deste contexto, realizou-se este estudo com o objetivo de identificar quais aspectos melhor discriminam grupos de potenciais consumidores de determinado produto, quando se utilizam apelos de CSR na divulgação do mesmo. Na realização do estudo desenvolveu-se um quase-experimento, com dois grupos: Grupo Experimental, ao qual era apresentada uma imagem em que, além do produto e seus atributos tecnológicos eram utilizados apelos de CSR; e, Grupo de Controle, para o qual era apresentada somente a imagem do produto com seus atributos tecnológicos. O produto utilizado foi o telefone celular. Os dados foram tratados através da técnica estatística multivariada de cluster analisys. Os resultados sugerem que apelos de CSR na divulgação de produtos exercem efeito positivo sobre a imagem que o consumidor tem da empresa, o que se evidencia através da variável que melhor discrimina os agrupamentos de respondentes: no Grupo Experimental, a imagem da empresa que desenvolveria iniciativas de CSR, enquanto para o Grupo de Controle a variável que melhor discrimina os agrupamentos é a intenção de compra.

 

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