RESUMO
Código: 745
Tema: Governança Corporativa

 

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Estrutura Societária e Valor de Mercado Corporativo: Captando Os Efeitos Incentivo e Entrincheiramento no Brasil
 
A elevada concentração na estrutura de propriedade e controle da maioria das companhias de capital aberto é uma característica do modelo brasileiro de governança corporativa. Nessa situação, a literatura acadêmica sugere a existência de um impacto positivo e outro negativo desse acúmulo de ações pelo (s) controlador (es) sobre o desempenho corporativo, denominados, respectivamente, de efeito-alinhamento (ou incentivo) e efeito-entrincheiramento. O presente artigo teve como objetivo investigar se a concentração na estrutura societária influencia o valor de mercado corporativo. Para tanto, foi utilizado um painel não balanceado para o período de 2001 a 2010, composto por 237 companhias brasileiras não financeiras de capital aberto. Com o intuito de mitigar possíveis fontes de endogeneidade como a omissão de variáveis, o efeito feedback e a causalidade reversa, foram empregados modelos dinâmicos de regressão linear múltipla, estimados pelo Método dos Momentos Generalizado Sistêmico (GMM-Sys). Os resultados apontam que o efeito-incentivo foi captado pelo valor de mercado corrigido do total de ações do maior acionista, enquanto a concentração no direito de voto e a separação entre propriedade e controle capturaram o efeito-entrincheiramento.

 

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