RESUMO
Código: 746
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Inovação e Criação de Valor em Organizações: Um Estudo Laboratorial
 
As organizações convivem com cenários de incertezas, característica de uma economia globalizada. Para reduzir a incerteza, as organizações buscam por melhores resultados na disputa do mercado e oferta de seus produtos. Dentre as principais estratégias, a inovação de valor pode ser vista como uma estratégia para criar valor às empresas. O objetivo deste estudo foi ilustrar como projetos inovadores criaram valor num jogo de empresas geral, operado no SIMULAB. Os referenciais teóricos que sustentaram esta pesquisa foram: estratégia do oceano azul (mudança de paradigma na competição do mercado); inovação; criação de conhecimento e os casos de sucesso, insucesso e inovação sustentável. O método utilizado foi o estudo de casos com coleta de dados primários através de entrevistas com os participantes, relatórios fornecidos a cada trimestre, dados obtidos das empresas participantes e os formulários de tomada de decisões do SIMULAB. Os resultados indicaram que a inovação pode ser vista como um investimento para criar valor às empresas, antecipando o retorno do investimento. O estudo mostrou que uma empresa inovadora pode deslocar o equilíbrio da competição criando vantagem competitiva através de uma inovação de valor, e também, que é possível no Laboratório de Gestão testar novas teorias.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: