| Em resposta ao aumento do consumo no Brasil e, consequentemente, ao intenso fluxo de clientes em centros de compra, percebe-se uma nova configuração nas lojas de varejo, fortemente caracterizada por grandes aglomerações. Diante dessa realidade, esta pesquisa investiga o comportamento do consumidor em condição de alta densidade de loja, relacionando percepção de crowding, emoções e satisfação do consumidor em duas cidades, com diferentes aspectos culturais. Com base nas escalas de Machleit, Kellaris e Eroglu (1994), e de Izard (1977), foi realizada uma pesquisa quantitativa com 401 consumidores em ambiente real de varejo. A amostra é não-probabilística por conveniência e os dados foram analisados com o auxílio do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 18.0, módulos de estatística descritiva, análise fatorial, correlação de Pearson, análise de clusters e ANOVA. Os resultados mostram, conforme esperado, a influência da variável cultura nos construtos relacionados. Na cidade de interior, onde a aglomeração de pessoas e objetos é encarada de forma positiva, a percepção de crowding foi menor e a satisfação de compra e emoções positivas foram maiores. Na capital, onde os aspectos negativos da alta densidade são mais intensos, houve maior percepção de crowding, menor satisfação de compra e mais emoções negativas. |