RESUMO
Código: 753
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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“yes, Made In Brazil”: Aspectos Culturais da Cadeia Têxtil e Confecções Na Rota Para A Competitividade Global
 
A indústria têxtil brasileira tem uma história de quase 200 anos no país. É o segundo maior empregador da indústria de transformação e o maior gerador do primeiro emprego. O setor vem apresentando elevados investimentos em modernização do parque tecnológico e expansão da capacidade de produção. Diante da relevância sócio-econômica deste setor, o artigo teve como objetivo explorar aspectos culturais da cadeia têxtil e de confecções, com foco direcionado nos artefatos visíveis e valores esposados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com dois dirigentes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção/ABIT e mídia impressa especializada do setor têxtil. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados de acordo com a técnica de analise qualitativa proposta por Flores (1994). Os dados revelaram que a “mão de obra feminina”, o “divisor de águas em 1990” e “produtos made in Brazil” refletem os artefatos culturais. Sustentam tais artefatos os valores esposados “design sustentável” e “inovação”. Esse dois níveis de cultura caracterizam de forma impar a cadeia têxtil e de confecções e está em sintonia com a visão integradora de futuro explicitada pelo setor.

 

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