RESUMO
Código: 776
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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da Tradicional Laranjinha Ao Refrigerante A Base de Fibras: Um Estudo de Caso Sobre A Prática de Diversificação de Uma Indústria Catarinense
 
Esta pesquisa objetivou analisar a prática estratégica de diversificação de produtos de uma pequena indústria regional de refrigerantes. Procurou-se identificar as ações estratégicas, os estrategistas e os mecanismos institucionais isomórficos relacionados com essa prática. Realizou-se um estudo de caso da indústria Max Wilhelm, de Blumenau (SC), com consulta a documentos, realização de entrevistas e análise de conteúdo. Verificou-se que, a partir de 2000, a empresa investiu na diversificação de produtos: sabores variados de refrigerantes, energéticos, refrigerante a base de fibras etc. Foram encontradas ações relacionadas com à inovação em embalagens e em produtos já existentes, bem como o lançamento de novos produtos. Identificaram-se estrategistas internos em cargos de diretoria e gerência, e também externos, como parceiros e fornecedores. A respeito dos mecanismos isomórficos institucionais verifica-se a predominância do tipo mimético, não sendo identificada a ocorrência do mecanismo coercitivo. Também foram encontradas ações que parecem ter sido desenvolvidas internamente sem influência de isomorfismo, como o tamanho de embalagem PET 2,1 litros e o sabor melancia. Conclui-se que a prática estratégia analisada relaciona-se com o passado (produto tradicional), o presente (novos produtos lançados) e o futuro da empresa (produtos futuros). Destaca-se também que ela está amplamente vinculada com outras práticas como diferenciação no mercado e realização de parcerias.

 

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