RESUMO
Código: 778
Tema: Comportamento do cliente (consumidor e organização)

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Mensuração do Comportamento de Consumo Influenciado Por Questões Ambientais: Percepção dos Pesquisadores da Área
 
A crescente preocupação com o ambiente a que se tem assistido nas últimas décadas tem ocasionado mudanças de comportamento de muitos consumidores, os quais têm assumido uma postura de questionar-se sobre os produtos que compram e a quem compram. Esse comportamento tem gerado uma mudança de atitude e tendências nos níveis de consumo. O objetivo desse estudo concentra-se em identificar variáveis representativas relacionadas a comportamentos de consumo influenciados pelas questões de natureza ambiental, segundo a percepção dos pesquisadores da subárea de comportamento do consumidor. A pesquisa se classifica como exploratória e de natureza quantitativa, onde foram obtidos 64 questionários de um total de 206 pesquisadores desta subárea de marketing. Fez-se o uso das técnicas da análise fatorial e do teste de consistência interna (Alpha de Conbrach). Conclui-se que os resultados encontrados a partir das analises realizadas apontam sete dimensões distintas que explicam 71,23% da variância dos dados coletados, o que nos leva a inferir e reconhecer que existem fatores ou dimensões não cobertos por este estudo e que também podem explicar a variabilidade das respostas dadas pelos pesquisadores podendo supostamente fundamentar novos estudos sobre a temática estudada.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: