RESUMO
Código: 786
Tema: Novas Tecnologias de Ensino e Pesquisa

 

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Grounded Theory em Estudos Organizacionais: Análise das Metodologias, dos Temas e de Suas Finalidades
 
Este estudo objetivou analisar os temas pesquisados e as metodologias utilizadas nos estudos brasileiros sobre Grounded Theory da área de administração, bem como a finalidade com a qual essa abordagem é empregada. Realizou-se uma pesquisa bibliométrica e de estado da arte consultando 48 artigos publicados nos eventos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (ANPAD) no período de 1997 a 2011. O tema mais estudado foi Grounded Theory como uma abordagem de pesquisa interpretacionista em administração. Percebe-se o maior número de estudos teórico-empírico de abordagem qualitativa. No tocante às finalidades para as quais a Grounded Theory foi empregada nos estudos, percebe-se a predominância de pesquisas que buscam a geração de novas teorias, o que é especificamente o que a Grounded Theory se propõe enquanto abordagem metodológica. Também se verificaram estudos que adotaram a Grounded Theory como objeto de estudo, como método de análise de dados e para adaptação de teorias. Conclui-se que a Grounded Theory está em processo de difusão entre os pesquisadores da área de administração do Brasil. Isso pode ser notado por meio do recente aumento no número de publicações, nos temas mais estudados e nas pesquisas que utilizaram a Grounded Theory como objeto de estudo (segunda finalidade mais recorrente).

 

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