RESUMO
Código: 795
Tema: Estratégia Competitiva e Corporativa

 

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Gestão de Stakeholders: Análise dos Fenômenos Abordados Nos Estudos Empíricos
 
O objetivo desta pesquisa é investigar os fenômenos abordados nos artigos empíricos sobre Gestão de Stakeholders por meio da análise das publicações internacionais relacionadas ao tema. Empreendeu-se um estudo bibliométrico para levantamento das publicações, e um estudo qualitativo, a partir da análise de conteúdo dos artigos empíricos classificados no tema de Gestão e Estratégia de Stakeholders. Os artigos analisados foram classificados em quatro categorias: Variáveis relacionadas à gestão de stakeholders; Proposição de modelos de gestão de stakeholders; Classificação e conflito de interesses de stakeholders; e Influência e pressões dos stakeholders. Verificou-se que as variáveis relacionadas à gestão de stakeholders são a remuneração do CEO, a sobrevivência da empresa, o desempenho financeiro, a criação de valor para o acionista, o comportamento organizacional, entre outras. Os modelos propostos abordam boas práticas de gestão de stakeholders e processos relacionados à gestão de stakeholders e à competitividade. Nota-se que, para classificação de stakeholders, os modelos de saliência dos stakeholders e análise de stakeholders apresentam-se como os mais utilizados. Quanto à influência dos stakeholders, os estudos apontam as influências no planejamento e recuperação das organizações, e a necessidade de criação de estratégias para lidar com as pressões e demandas dos stakeholders.

 

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