RESUMO
Código: 814
Tema: Gestão de Pessoas, Políticas, Modelos e Práticas

 

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Variáveis de Retenção no Setor Bancário
 
Dentro da perspectiva da Resource-based View (RBV), este artigo teve como objetivo levantar as variáveis influenciadoras da retenção de funcionários dentro das organizações do setor bancário brasileiro. A maioria dos estudos sobre o assunto foca nas influências das práticas de gestão de pessoas na manutenção dos funcionários ou analisam os motivos da saída deles. No entanto, é importante entender as principais razões de permanência dos funcionários nas instituições, o nó invisível que os une a empresa. Assim, foram analisados os fatores de retenção junto a 5.390 funcionários de 11 diferentes instituições bancárias brasileiras. Entre os fatores mais citados destacam-se oportunidades de desenvolvimento, satisfação com o trabalho, estabilidade e segurança, recompensas extrínsecas e justiça organizacional. A importância dada a estes fatores variou segundo o tipo de banco e as características dos funcionários em relação a faixa etária, faixa salarial e cargo. Assim, torna-se essencial à organização olhar além dos recursos financeiros para promover a retenção dos funcionários, buscando ainda a integração destes à estratégia organizacional.

 

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