A formação de alianças e cooperação entre empresas vem se configurando como uma das formas das empresas alcançarem vantagens competitivas significativas para seus negócios. Nesse sentido, destacam-se principalmente os arranjos produtivos locais (APLs), que se caracterizam por ser uma rede de empresas, geralmente de pequeno e médio porte, que possuem uma mesma área de atuação e que tem por objetivo buscar ganhos para as organizações do setor. Diante desse contexto o trabalho tem por objetivo identificar as ações promovidas pelo APL de Software de Curitiba para facilitar o relacionamento entre as empresas e as vantagens percebidas pela participação no arranjo a partir da visão de duas empresas com participação diferenciada no APL, sendo uma delas uma instituição de apoio. A pesquisa foi feita pelo método de estudo de casos múltiplos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados obtidos foram com relação às ações que o APL proporciona para que as empresas se relacionem melhor e possam formar parcerias umas com as outras. Conclusivamente, o estudo identifica que existem pontos divergentes relacionados a troca de conhecimentos entre empresas do setor, o que pode dificultar processos de cooperação entre empresas que são tidos como de fundamental importância para o sucesso deste tipo de arranjo organizacional. |