RESUMO
Código: 821
Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho

 

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Comprometimento e Entrincheiramento Organizacional: Um Estudo de Suas Relações em Uma Organização do Setor Comercial
 
O presente trabalho tem como objetivo identificar de que forma estão estruturados os vínculos de comprometimento e entrincheiramento dos funcionários de uma empresa do setor comercial, verificando as possíveis relações entre os dois constructos. Para este fim, realizamos um estudo descritivo, de corte transversal, com base em metodologias quantitativas. Os sujeitos da pesquisa foram a totalidade de colaboradores que trabalham em quatro lojas de uma organização do setor comercial da cidade de Santa Maria – Rio Grande do Sul. Para coleta de dados utilizaram-se os instrumentos propostos por Carson e Bedeian (1994, 1995) para mensurar o entrincheiramento na organização e a escala de Mowday (1982), para mensurar o comprometimento. Os resultados apontam correlação positiva entre o comprometimento e o entrincheiramento organizacional e os custos emocionais associados à perspectiva de uma mudança (entrincheiramento). Cabe também destacar entre os achados o fato de que o comprometimento apresenta níveis bem mais expressivos do que entrincheiramento. Bem como, a relação entre comprometimento e entrincheiramento (e seus componentes) com variáveis demográficas e funcionais que nesta investigação encontrou relações significativas com ajustamentos à posição social e arranjos burocráticos pessoais.

 

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