RESUMO
Código: 852
Tema: Jogos de Empresas

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
A Miopia Sistêmica no Atual Modelo de Ensino Centrado no Professor
 
Este artigo tem o objetivo de discutir a aprendizagem dos alunos que buscam na universidade o preparo para atuar no mercado de trabalho. O que se observada é que o aluno memoriza, assimila e até compreende muita teorias que lhe são apresentadas no decorrer de seu curso, mas não consegue aplicar, analisar, sintetizar e avaliar situações mais complexas que dependem necessariamente da articulação entre teoria e prática, ou seja, os conceitos teóricos memorizados, compreendidos e fragmentados não permitem ao aluno tomar decisão em um ambiente de gestão. Para cumprir este objetivo, levou-se em consideração a avaliação da evolução do aprendizado sistêmico individual sob a perspectiva de Bloom (1974), a partir de um estudo de caso no Laboratório de Gestão. Os resultados indicaram que o modelo de ensino centrado no participante permite o desenvolvimento da aprendizagem sistêmica individual e grupal, gerando ainda a socialização do conhecimento. À medida que um acúmulo de conhecimento há a evolução no aprendizado individual e dos grupos, o que permite que os conteúdos sejam conectados e tenham significados próprios individuais e para equipe, que inclui o professor. A função do professor passa a ser de apoiar todo o processo, sendo um facilitador do processo de aprendizagem.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: