RESUMO
Código: 871
Tema: Estratégias de marketing e inovação

 

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O Valor da Marca Sicredi: Uma Análise Na Cooperativa do Vale do Rio Pardo – Rs
 
O presente artigo objetiva investigar como o marketing influencia na agregação de valor a marca Sicredi. Na revisão da bibliografia, realizou-se uma explanação sobre o cooperativismo, o valor da marca e um histórico sobre o Sicredi. Utilizou-se no primeiro momento, uma pesquisa exploratória, bibliográfica e de natureza qualitativa e, no segundo, ocorreu uma pesquisa descritiva, bibliográfica, de natureza quantitativa, obtendo-se uma amostra de 47 empresas. Na análise e discussão dos resultados, apresentou-se alguns resultados obtidos na pesquisa, os quais comprovam os motivos pelos quais a marca é valorizada por seus clientes. Dentre os resultados, verificou-se que o meio de comunicação mais efetivo para as empresas é a televisão, estando o rádio em segundo lugar. Apenas 6,38% das empresas possuem conta bancária somente com o Sicredi, demonstrando uma possível dificuldade de fidelização e uma maior concorrência na oferta dos produtos e serviços. O resultados apontaram como diferencial do Sicredi o bom atendimento e relacionamento com seus associados. Uma proposta deste trabalho é que o Sicredi tenha um foco e trabalhe mais o cooperativismo na região, para que não seja comparado igualitariamente com bancos, valorizando seu associado como dono e responsável pelo sucesso da cooperativa. Também é importante ressaltar que 100% dos respondentes da pesquisa indicariam o Sicredi para outras pessoas e/ou empresas por suas características positivas. Por fim, apresentam-se as considerações finais, assim como os referenciais bibliográficos utilizados.

 

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