RESUMO
Código: 876
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Pequenas Empresas e Estratégia: Uma Análise da Empresa Gama Segundo O Modelo de Gueguen (2009)
 
O presente artigo tem como objetivo compreender a estratégia adotada por uma pequena empresa do setor alimentício localizada na cidade de Uberlândia – MG, de acordo com o modelo de análise da gestão estratégica em pequenas empresas elaborado por Gueguen (2009). Tal modelo aponta três perspectivas principais que influenciam a gestão estratégica das pequenas empresas: o recurso à intuição, o foco no que é próximo e a pressão temporal. Percebe-se que na literatura ainda faltam estudos que utilizem modelos de análise estratégica voltados especificamente para as pequenas empresas brasileiras. Muitos autores utilizam modelos aplicados a grandes organizações o que não retrata corretamente a realidade das organizações de pequeno porte. A pesquisa é classificada como qualitativa, descritiva e de campo. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de entrevista semi-estruturado com um dos sócios da empresa Gama. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Como resultado pode-se perceber que a perspectiva pressão temporal é a que mais influencia a gestão estratégica da organização, seguida pelo foco no que é próximo. A perspectiva recurso à intuição exerceu pouca influência na gestão estratégica da organização.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: