RESUMO
Código: 886
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

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Legitimidade da Imagem Organizacional: Análise do Discurso Socioambiental da Petrobras
 
O contexto organizacional exige cada vez mais das organizações ações e posturas envolvendo especialmente a condução de sua responsabilidade social. A cobrança por parte do ambiente e as respostas conduzidas pelas organizações são tratadas pela teoria institucional. Realizando o confronto entre os diversos discursos a respeito das mesmas matérias de cunho socioambiental, levando em conta os principais elementos do espaço cibernético, a velocidade dos acontecimentos (tempo), espaço, reflexividade dos atores e dualidade das mídias utilizadas. . Complementarmente verificou-se quais são as quatro táticas de legitimação de O’Donovan (2002) contidas em seu discurso. O objetivo deste artigo é analisar as diferentes respostas estratégicas de legitimação social e ambiental que a organização – Petrobrás – desenvolve no espaço cibernético, com o intuito de encaminhar positivamente a sua imagem corporativa. Em contraposição ao discurso institucional foram levantadas nas principais revistas e jornais on–line e os comentários postados pelos leitores nas mesmas mídias sociais utilizadas pela empresa pesquisada. Constatou-se elevada quantidade de informações socioambiental, com destaque ao blog, talvez por ser a mídia com maior destaque e capacidade de integração com os vários atores digitais. Observou-se uso das três primeiras táticas e ausência da quarta tática destacando esmero no discurso institucional, o qual não foi reproduzido nas práticas organizacionais.

 

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