RESUMO
Código: 912
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Modelo de Negócio: em Busca de Uma Compreensão Multiparadigmática Dessa Ferramenta de Gestão
 
O presente artigo objetiva discutir os aspectos analíticos e conceituais do Modelo de Negócio, enfatizando o quão necessário é a observância dessa ferramenta na formulação e na implementação das estratégias organizacionais. A relevância dessa discussão decorre da necessidade de elencar esse conceito nos discursos e nas práticas organizacionais, a fim de contribuir para uma análise mais reflexiva, bem como para suscitar novos questionamentos. Trata-se, pois, de um trabalho eminentemente teórico e reflexivo, que defende a ideia de que as discussões acerca de Modelo de Negócio merecem atenção não só na gestão organizacional, como também nos estudos acadêmicos para viabilizar um entendimento mais conciso dessa temática. Pretendeu-se, ainda, apontar as lacunas nos estudos acadêmicos, ampliando as possibilidades de compreensão dessa ferramenta gerencial. Observou-se que não se pode afirmar que os Modelos de Negócio devam ser descritos apenas sobre um ou outro prisma, pois há de se considerar as diferentes vertentes desse construto, para que se atinja uma compreensão mais precisa e multiparadigmática. Trata-se de uma ferramenta importante, que permite embasar a formação e a validação de estratégias com foco nos clientes, estrutura, recursos e processos organizacionais, reorientando as decisões do negócio e desempenhando um papel positivo na gestão organizacional.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: