RESUMO
Código: 913
Tema: Gestão de Pessoas, Carreira, Competências e Internacional

 

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Cenário da Implantação de Gestão Por Competências no Brasil
 
Na medida em que o futuro se torna mais imprevisível, surge a necessidade de flexibilidade e o trabalho, nesse novo contexto, não seria mais o conjunto de atividades associadas a um cargo e sim “o prolongamento direto da competência que o indivíduo mobiliza em face de uma situação profissional cada vez mais mutável e complexa” (FLEURY; FLEURY, 2004) Ruas et al. (2005) constata que a transição para o conceito de competências pode ser associada aos impactos destas transformações e à necessidade de adaptação da área de gestão de pessoas às mudanças estruturais na organização do trabalho, ou seja, o conceito de competência emerge na necessidade de novas referências para a administração de empresas, compatíveis com o novo ambiente. Este estudo trata gestão por competências como uma inovação em modelo de gestão, justificando através de revisão teórica tal concepção, e busca identificar se, no Brasil, o modelo está sendo implementado como uma inovação incremental ou radical, baseando-se nos estudos realizados sobre a implementação do modelo em organizações brasileiras ao longo da década. É possível inferir que só foi possível considerar a implantação do modelo como uma inovação radical quando realmente existiu a inovação no modelo de gestão, ou seja, a gestão por competências foi implementada com rigor conceitual e metodológico.

 

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