RESUMO
Código: 936
Tema: Casos de Ensino

 

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Pesquisa Qualitativa em Gestão Social: Uma Análise da Produção de Conhecimento em Estudos de Caso
 
Este trabalho estudou as estratégias e métodos de pesquisa qualitativa empregadas em artigos da área de ensino e prática da gestão social, publicados em anais, periódicos e livros, relativos aos anos de 2002 a 2010. O objetivo central foi discutir as possibilidades e desafios que o estudo de caso pode oferecer às produções científicas oriundas de áreas de pesquisa em construção. Entende-se, para fins deste artigo, que o estudo de caso não implica o uso de um determinado tipo de provas. Ele pode ser aplicado usando qualquer evidência qualitativa ou quantitativa. Sua prova pode vir de registros de campo, de arquivo, relatos verbais, observações, ou qualquer combinação destes. Verificou-se, a partir de um estudo exploratório com abordagem qualitativa, que os trabalhos investigados são, em sua maior parte, de natureza descritiva, apresentados por meio de pesquisa bibliográfica e discussões de procedimentos que envolvem a prática pedagógica e didática acerca do tema. Nesse aspecto e, considerando o fato do interesse pelo estudo da gestão social ser recente e polissêmico, por se inserir em várias vertentes conceituais, concluiu-se que o uso do estudo de caso com metodologias estratégicas detalhadas proporcionaria uma investigação mais elucidativa, contribuindo na efetivação de resultados promissores. A partir destas discussões espera-se ampliar a compreensão das oportunidades que o estudo de caso traz ao tentar explicar um determinado fenômeno.

 

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