Uma tecnologia que atualmente encontra-se em ampla disseminação pelo mundo corporativo é o código de barras bidimensional, também conhecido como 2D ou QR-Code. Inicialmente criado para atender às necessidades da indústria, teve seu uso diversificado. No marketing, tem sido especialmente utilizado nas peças da publicidade escrita. Considerando elementos como a maturidade tecnológica do uso do QR-Code; o processo de apropriação desta tecnologia pelas empresas, especialmente na publicidade; e a disseminação do acesso à internet via dispositivos móveis no Brasil, é objetivo deste trabalho analisar o uso do QR-Code como ferramenta para ampliação da experiência publicitária no Brasil, utilizando como base anúncios veiculados em 2011 no jornal de maior circulação no país. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, que usa como técnica principal a pesquisa documental, e como técnica acessória, a pesquisa bibliográfica. A partir dos dados analisados, pode-se constatar que o uso do QR-Code como ferramenta de ampliação da experiência publicitária ainda está em processo de estruturação no Brasil. A curva exponencial assumida ao longo do ano reforça o potencial de crescimento que esta tecnologia tem. Porém, pode-se considerar que existem desafios que precisam ser superados para que esta tecnologia se consolide no mercado nacional. |