RESUMO
Código: 945
Tema: Casos de Ensino

 

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Relação Entre As Estratégias de Ensino-aprendizagem Adotadas Pelos Docentes e As Inteligências Múltiplas dos Estudantes do Curso de Ciências Contábeis
 
O objetivo geral foi identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes que estimulam as inteligências múltiplas dos estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Universidade de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa dos dados, realizada por meio de levantamento. Para a coleta de dados foram aplicados questionários para os acadêmicos e docentes do curso de ciências contábeis, obtive-se 251 respostas dos acadêmicos e 13 dos docentes. Os resultados da pesquisa mostraram que as inteligências musical, intrapessoal e interpessoal são as mais desenvolvidas nos discentes. Já entre os docentes, constatou-se que os métodos mais utilizados foram a aula expositiva e a utilização do quadro, sendo essas estratégias utilizadas por todos os docentes. Conclui-se que pode ser identificadas diferenças entre as inteligências, de acordo com os períodos, e que a identificação destas inteligências possibilita o desenvolvimento de diferentes métodos de ensino-aprendizagem. As estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento das inteligências interpessoal e intrapessoal estão adequadas, porém para a inteligência musical são poucas estratégias de ensino utilizadas em aula. Já em relação a inteligência menos desenvolvida nos discentes encontra-se a inteligência linguística, porém sendo os métodos mais utilizados pelos docentes.

 

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