Código: 965 |
Tema: Aprendizagem Organizacional |
Abrir
Arquivo

|
|
Aprendizagem Organizacional, Desenvolvimento de Competências e Cerimonialismo: Uma Proposta de Integração Teórica |
|
A aprendizagem organizacional é um tópico nos estudos organizacionais que ao longo do tempo tem ganhado relevância e a atenção dos acadêmicos ao tema. Dessa forma, um dos principais questionamentos levantados é sobre como realizar o processo de investigação do fenômeno da aprendizagem organizacional. Entretanto, a pesquisa sobre a aprendizagem organizacional apresenta diferentes perspectivas e a integração de diferentes categorias de estudo se torna um desafio neste campo de pesquisa, pois poucos estudos investigam teórica e empiricamente a forma como as organizações respondem às novas necessidades impostas pelo ambiente e como isto afeta a dinâmica da aprendizagem e a competência organizacional. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de articulação teórica entre as categorias de aprendizagem organizacional, desenvolvimento de competências organizacionais e cerimonialismo como forma de integrar diferentes categorias para o estudo da aprendizagem organizacional. Em relação às considerações finais apresenta-se uma discussão acerca das forças e limitações do modelo apresentado e alguns questionamentos que podem servir como ponto de partida para futuras pesquisas sobre as três categorias apresentadas. |
|