Este estudo analisou a aplicação conjunta das técnicas de jogos de empresas e do método do caso em comparação à aplicação exclusiva de jogos de empresas. São apresentados no artigo os fundamentos dos jogos de empresas, aprendizagem vivencial e método do caso no campo da Problem-Based Learning (PBL) que se desloca das abordagens convencionais de ensino, centrada no papel do professor, para uma abordagem construtivista, centrada no aluno. O estudo esta caracterizado como uma pesquisa de natureza aplicada realizada através de um experimento controlado com duas turmas de um curso de Administração numa Universidade de Pública, o grupo de teste recebeu as orientações das regras do simulador dinamizadas pelos fundamentos do método do caso ao contrário do grupo controle que recebeu as instruções de forma expositiva. Os dados foram coletados com a aplicação de dois testes de conteúdo e com os resultados do jogo de empresas. A análise ocorreu de forma quantitativa com tratamento estatístico usando teste de hipótese. Os resultados preliminares da pesquisa mostram que não houve diferenças significativas na assimilação do conhecimento de ambas as turmas. Entre as contribuições do estudo destacam-se as reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em Administração por meio de experimentos controlados. |