RESUMO
Código: 976
Tema: Gestão de Pessoas, Carreira, Competências e Internacional

 

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Níveis de Resiliência em Adultos da Geração Y de Uma Instituição de Ensino Superior
 
Relaciona-se resiliência com a capacidade de enfrentar, vencer e sair fortalecido ou transformado de experiências adversas, habilidade esta que refere-se a de apreender frente às adversidades do dia a dia (GROTBERG, 2005). No ambiente organizacional verificam-se diversas gerações comportamentais, entre elas está a geração Y caracterizada por indivíduos despreocupados com o futuro, desafiadores, competidores, inovadores e preocupados com resultados (OLIVEIRA, 2010). Nesse sentido, este estudo teve por objetivo verificar os níveis de resiliência em adultos da geração Y de uma Instituição de Ensino Superior. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal, por meio de levantamento de dados primários. A técnica utilizada foi survey, com aplicação do questionário validado por Barbosa (2006) que deu origem ao Questionário do Índice de Resiliência: Adultos (Quest_Resiliência). Analisados os resultados considera-se a resiliência uma competência importante que deve ser desenvolvida e aperfeiçoada nas pessoas. Ser resiliente implica em uma constante reestruturação dos aspectos pessoais e vai além da ideia inicial da capacidade de sobrepujar as adversidades. Conclui-se que os respondentes se localizam entre a condição “Boa” do Padrão de Controle de Passividade e a condição “Moderada” do Padrão de Controle de Intolerância. Assim, clarifica-se a necessidade de melhorias e atualizações quanto ao comportamento resiliente.

 

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