| Código: 983 |
| Tema: Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho |
|
Abrir
Arquivo

|
|
| A Anatomia do Poder: Um Estudo em Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Centro-oeste Mineiro, à Luz de Galbraith |
| |
| Esta pesquisa teve como objetivo principal identificar, na percepção dos gestores, professores e funcionários de duas escolas, os elementos que investem os gestores de poder e permitem aplicá-lo, mantê-lo ou perdê-lo. Com abordagem qualitativa e quantitativa de análise, os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado e questionário estruturado. Para fornecer suporte empírico ao escopo da pesquisa, tomou-se como sujeitos da pesquisa diretores e funcionários de duas Escolas Públicas de Ensino Fundamental, localizadas em Pimenta – MG. A análise dos dados foi baseada na obra “Anatomia do Poder” de John K. Galbraith, com vistas a fazer um confronto das percepções dos participantes com os conceitos e percepções estudadas. Por meio dos dados coletados e análises realizadas foi possível observar que dentre as fontes de poder citadas por Galbraith (1986), destacam-se nas instituições estudadas a personalidade e a organização como principais fatores para a manutenção do poder. E dentre os instrumentos utilizados para exercê-lo encontram-se o poder condigno e o poder condicionado. A propriedade como fonte e o poder compensatório como instrumento de poder, apesar de possuir sua importância nas relações de poder, neste estudo não foram destacadas. |
|