RESUMO
Código: 5
Tema: Inovação em TI e Redes Sociais

 

Abrir
Arquivo

Compartilhar no Facebook
 
Preferência e Usabilidade da Imagem Social no Facebook: Uma Análise Netnográfica
 
Na atualidade identifica-se uma intensa conexão e compartilhamento de conteúdos, gerando uma rede mundial de comunicação, mediada por tecnologias. Entre essas redes sociais, o Facebook vem se destacando, dado seu enfoque social e hedônico e seus padrões de uso tecnológico que conectam amplamente online e offline, Sendo assim, foi desenvolvida para o artigo, uma pesquisa qualitativa de análise do Facebook, utilizando o método de coleta e interpretação científica pela netnografia, a qual consiste em estudos de grupos participantes em blogs, comunidades virtuais e/ou sites de discussões da internet, tendo por objetivo compreender o comportamento do consumidor/usuário dessas tecnologias. Esse novo paradigma tecnológico, que são as redes sociais virtuais, foi relacionado com a literatura sobre comportamento do consumidor tecnológico, avaliando assim a usabilidade desta rede e considerando os fatores hedônicos, sociais e utilitários que justificam sua preferência de uso, bem como se analisaram os grupos que se sentem lesados, por não se adaptarem a tecnologia, ou que apresentaram problemas com a falta de privacidade, insegurança e perseguição. Os resultados da pesquisa demonstram algumas das principais tendências de uso dessa tecnologia, e podem servir de embasamento para empresas e suas interações com o público virtual, que emerge com força no mundo globalizado.

 

Apoio:   Realização:
 
Parceiros: