RESUMO
Código: 8
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
A Internacionalização Nos Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis no Estado de São Paulo: Um Estudo Sobre A Aderência Ao Modelo Global
 

O objetivo desta pesquisa é observar a aderência do currículo contábil no Estado de São Paulo ao proposto pela Unctad (2003).

Para o desenvolvimento deste trabalho, é utilizada uma abordagem metodológica estruturada a partir de um problema de pesquisa qualitativo; com objetivo descritivo. Como técnica de coleta e estudo dos dados, utiliza-se a análise documental de uma amostra estatística das matrizes curriculares disponíveis nos sites das Instituições de Ensino Supeior (IES) que oferecem o curso no Estado.

O processo de internacionalização envolve a sociedade, que ao se adaptar requer maior qualificação profissional. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da United Nations Conference on Trade and Development (Unctad), realizou esforços para estabelecer um currículo contábil; e assim auxiliar os agentes contábeis em suas funções globais.

A análise dessas IES demonstrou que a aderência é de 61,18%, mas não é homogênea, pois há diferença quanto aos módulos e às disciplinas observadas. No módulo de Conhecimentos Gerais a oferta média é de quase 54% das disciplinas, no de Conhecimentos Administrativo e Tecnologia da Informação é de 67,46%, no de Conhecimentos Contábeis Básicos é de 86,67% e no de Conhecimentos Contábeis Avançados é de 35,37%.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: