RESUMO
Código: 1001
Tema: Políticas, Modelos e Práticas

 

Abrir
Arquivo

 
Alguns Tem, Outros Não? Analisando A Percepção dos Colaboradores de Uma Indústria do Setor Metal Mecânico Sobre Os Processos de Treinamento e Desenvolvimento
 

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos colaboradores sobre o processo de treinamento e desenvolvimento realizado no setor de engenharia de manutenção de uma indústria do setor metal mecânico localizada na cidade de Caxias do Sul - RS. À vista disso, tal estudo busca levantar o perfil predominante da amostra, analisar o processo de treinamento e desenvolvimento do setor e realizar um levantamento das principais necessidades de treinamento de cada perfil de cargo da área.

A metodologia utilizada é prevalecente qualitativa, de caráter exploratório e do tipo estudo de caso, sendo empregada como ferramenta para levantamento de dados a entrevista em profundidade aplicada à doze técnicos de manutenção, dos cargos eletroeletrônicos e mecânicos, juntamente com a técnica de observação.

Atualmente as organizações necessitam de pessoas que contemplem diversas funcionalidades, tenham disposição em aprender, saibam trabalhar em equipe e se ajustem a novas condições. Desta forma, a adoção de programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) geram mudanças a nível individual, grupal e organizacional. Gerando e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes e mudando conceitos nos processos de aprendizagem. (KNAPIK, 2011).

Conclui-se que o setor oferece treinamentos aos funcionários, bem como a gestão possui a preocupação em munir seus colaboradores com treinamentos, mas na busca de cobrir a necessidade de cursos acaba o fazendo sem ter uma maneira estruturada, sem mesmo realizar uma análise prévia do conhecimento de cada um dos funcionários antes de dar a oportunidade aos mesmos, fazendo com que alguns pontos não sejam abordados.

A pesquisa obteve resultados importantes, pois conseguiu realizar a análise da percepção do processo de treinamento e desenvolvimento na visão dos técnicos de uma área da empresa que é de fundamental importância para que realmente haja produção fabril e as máquinas operem. O setor possui uma mão de obra que precisa estar em constante aprendizado e desenvolvimento.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: