RESUMO
Código: 1009
Tema: Carreiras, Competências e Internacional

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação de Competências em Uma Instituição Hospitalar: A Visão de Avaliados e Avaliadores
 

Este artigo tem como objetivo analisar a visão de avaliados e avaliadores a respeito do processo de avaliação de desempenho baseado em competências, de uma instituição hospitalar.

Esta pesquisa é classificada como predominantemente qualitativa, descritiva, cuja estratégia deu-se pelo estudo de caso. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para a análise das respostas obtidas no questionário, foi utilizado o tratamento estatístico descritivo. As entrevistas, por sua vez, foram interpretadas por meio da análise de discurso. Ambas as análises confluíram na triangulação de métodos de pesquisa.

Foram abordados tópicos relacionados à modelos de gestão por competência, suas características, funções, exigências e benefícios de sua aplicação. Com enfoque na avaliação do desempenho de pessoas via competências, explorou-se questões sobre competências individuais e suas possibilidades de avaliação nas organizações a partir de três ferramentais mais conhecidas: o modelo de Dutra (2007), o BSC de Kaplan e Norton (1991) e a avaliação 360º.

Foram evidenciados pontos fortes e oportunidades de melhoria nos processos de avaliação de desempenho executados pela organização. Fundamental na aplicação de um modelo de avaliação de desempenho baseado em competências é o entendimento comum por parte dos usuários sobre seus significados e sobre a sua capacidade de aprimorar práticas atuais e que existem benefícios confiáveis e válidos. É neste âmbito que reside o principal ponto encontrado a partir da pesquisa empírica.

Para a empresa pesquisada, a relevância deste estudo reside na possibilidade de revisitar os processos a fim de serem mais efetivos e condizentes às expectativas organizacionais e individuais. A gestão de desempenho baseada em competências é um dos diversos desafios que deveriam se tornar grandes temas para uma extensa agenda de pesquisa. Contribui-se para a afirmação da necessária aproximação da academia com a realidade de gestão, facilitando a conversação e refletindo benefícios para ambas.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: