RESUMO
Código: 1012
Tema: Estratégia Internacional e Globalização

 

Abrir
Arquivo

 
O Poder de Mercado Nas Américas: O Caso da Internacionalização da Empresa Tigre
 

O objetivo deste trabalho é dar foco nas estratégias de internacionalização visualizada nas Américas, verificando um estudo de caso pouco estudado, que é o caso de internacionalização da Empresa Tigre e, desta forma, contribuindo com o aspecto teórico perante as estratégias de internacionalização, bem como destacar quais características da Teoria de Poder de Mercado se encaixa no caso da internacionalização da empresa.

Esse estudo caracteriza-se como qualitativo Godoy (1995) afirma que a pesquisa qualitativa envolve o alcance dos dados descritos sobre pessoas, lugares, buscando compreender os fenômenos segundo as perspectivas dos atores envolvidos. Na pesquisa, fez-se uso de fontes primárias e secundárias de dados,de forma a dar subsídios para um estudo descritivo e exploratório. As coletas de dados ocorreram por meio de entrevistas semi estruturadas com dois gestores da Tigre do setor de exportação.

A internacionalização de empresas apresenta diversas teorias que permeiam a internacionalização (OSHIKIRI; JOÃO, 2009). Buscou-se compreender as perspectivas teóricas sobre internacionalização, a abordagem comportamental por meio do Modelo de Upssala, bem como a Teoria de Penrose (1959). Na abordagem econômica, enfatizou-se a Teoria de Poder do Mercado que baseia-se nos estudos de Hymer (1960/1976), finalizando a fundamentação teórica pelos modos de entrada no mercado externo.

A Teoria de Poder do Mercado é a teoria que se encaixa na proposta de internacionalização verificada neste estudo, este fato se evidencia pela necessidade de a Tigre, líder no mercado doméstico, explorar países das Américas, objetivando explorar mercados externos. Desta forma, verificar-se no estudo que a Tigre percebeu que o retorno de capital estava diretamente relacionado com a assimilação da cultura de mercado de cada país, verificando a aproximação da teoria de custos de transação.

Deve-se destacar o modelo exitoso da Empresa Tigre que, com pouco mais de uma década do início de seu processo de internacionalização, demonstra assertividade na estratégia adotada. Ressalta-se, a necessidade de estender o estudo deste processo de internacionalização, buscando fomentar a pesquisa nesta área, para despertar a necessidade de investigação em empresas brasileiras que tenham experiências exitosas no que tange às estratégias de internacionalização.

 

APOIO

REALIZAÇÃO

Parceiros: